“Flor Amorosa” Therezinha Guzzo

therezinha

O Show “Flor Amorosa” de Therezinha Guzzo, é uma Homenagem ao chorinho e seus compositores, Antônio Callado e Catulo da Paixão Cearense com o brejeiro “Flor Amorosa”; o grande Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho com “Doce de Coco”; Lourival Carvalho e João de Barro com o irreverente “Urubu Malandro”, e, os geniais Pixinguinha e Vinicius de Moraes “Lamentos” e, Pixinguinha e João de Barros com chorinho talvez mais cantado e conhecido: “Carinhoso”.

Flor Amorosa, é o título do primeiro chorinho, composto em 1870 por Joaquim Antonio Callado. Considerado o “Pai” deste gênero musical, na época, já reunia alguns músicos, no denominado “Choro do Callado”.
O Choro ou Chorinho é considerado como uma criação tìpicamente brasileira. Nascido no Rio de Janeiro foi conquistando adeptos em todo o País e, reconhecido no Exterior. Compositores e instrumentista se destacaram no decorrer do tempo. Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, Radamés Gnatalli, Villa –Lobos, são alguns dos nomes de destaque de uma longa e inspirada lista. Brejeiro, romântico, satírico, sofrido, são alguns dos adjetivos para as composições e seus títulos.
É tìpicamente, um gênero instrumental exigindo músicos versáteis e com grande capacidade de improvisação. Poucos Chorinhos possuem letra e a maior cantora de todos os tempos foi Ademilde Fonseca.

Deixe um comentário